Como conseguir um bom emprego e realizar-se na carreira profissional

Definir quais são suas aptidões e interesses é essencial para colocar-se no caminho do seu emprego ideal e realizar-se profissionalmente num prazo mais curto de tempo

Você já parou pra pensar que passamos a maior parte dos nossos dias no trabalho?

Ao longo da nossa vida gastamos, em média, o tempo equivalente a 10 anos desempenhando a atividade que escolhemos como ganha-pão. Justamente por esse motivo, para estar satisfeito com a vida e consigo mesmo, é indispensável que seu emprego lhe proporcione autorrealização.

Passamos mais tempo do nosso dia trabalhando do que realizando outras atividades

O índice de satisfação no trabalho não está ligado exclusivamente à boa remuneração, embora receber um pagamento justo e suficiente para suprir suas necessidades seja fundamental.

Estudos mostram que dois dos fatores que mais influenciam no contentamento com o qual alguém executa sua função são: o nível de utilização de capacidades físicas e mentais que o cargo exige e se existe perspectiva de crescimento na profissão escolhida.

Ou seja: estar em um emprego em que você consiga montar um plano de carreira e que demande constante aprendizado e aperfeiçoamento de suas habilidades motoras e/ou físicas, faz toda a diferença para se sentir realizado com o que faz.

Remuneração não é o fator mais relevante para a realização profissional

A busca pela realização profissional começa com descobrir no que você é bom e gosta de fazer. Você gosta de lidar com pessoas, possui facilidade com números, entende de tecnologia?

Definir suas aptidões e interesses ajudará a deixar claras quais são as possibilidades do mercado de trabalho que mais combinam com você.

Alguém que gosta de trabalhos manuais poderia se dar bem tanto na área de construção civil quanto na área de artesanato, por exemplo.

Para decidir qual seria o mais adequado para ela, a pessoa teria que analisar quais são seus interesses, se prefere exercer sua criatividade ou se executa tarefas de forma mais metódica, se gosta ou não de trabalhar em equipe.

Todas esses aspectos contam e, por isso, é importante que a pessoa se conheça bem para poder definir tais questões.

Uma boa maneira de definir suas habilidades e aptidões é através de listas e organogramas

Após essa fase inicial, parte-se para uma etapa essencial no desenvolvimento de qualquer carreira: a capacitação.

Você já sabe o que gosta e o quer, então é hora de se qualificar para isso. Cursos técnicos, treinamentos profissionalizantes, faculdade – toda forma de aprendizagem é mais do que válida para lhe tornar um profissional de competência em sua área.

Capacitação profissional é diferenciação e quanto mais você aprofundar seu conhecimento e habilidades técnicas, maior será a chance de encontrar um bom emprego que atinja as suas expectativas de carreira e realização, não só profissional, como também pessoal.

Existem muitos portais de ensino online gratuitos que oferecem oportunidade de capacitação com praticidade e acessibilidade! Confira alguns:

O Empregador

O empregador reconhe entre seus funcionários a demada por capacitação de qualidade

O empregador, mais do que ninguém, sabe a relevância que a capacitação profissional possui e, em razão disso, entende a importância de fornecer treinamentos dentro do próprio ambiente de trabalho. Os empregos que proporcionam tais formas de qualificação são os que mais oferecem aos seus colaboradores possibilidade de crescimento na carreira.

Em entrevista à Revista Exame, Renata Magliocca, da escola de negócios FIA Bussiness School em São Paulo, afirma que os funcionários de uma empresa estão interessados em desenvolver suas próprias habilidades e potencialidades, que eles desejam receber treinamentos personalizados.

O empregador perspicaz reconhece nessa demanda por aperfeiçoamento a oportunidade de ter uma equipe melhor qualificada e mais satisfeita com o que faz, fatores que implicam diretamente em melhorias de resultados de desempenho.

No Brasil, os empresários estão desenvolvendo cada vez mais a consciêcia e o interesse pelo treinamento das equipes. A exemplo disso, a Ultra Safety possui um centro de treinamento exclusivo, que oferece cursos de capacitação profissional e treinamentos técnicos, tanto em equipamentos quanto em normas, no segmento de segurança do trabalho.

O trabalho é desenvolvido para atender da melhor forma possível as necessidades do trabalhador em busca de aprendizado e desenvolvimento, e dos empreendimentos que querem o melhor de seus funcionários e se preocupam em proporcionar a eles as condições de trabalho mais favoráveis possíveis.

Os treinamentos são feitos em nossa sede ou in company, para garantir os melhores resultados e alinhar os ideais dos profissionais e das empresas, encaminhando ambos na trajetória certa da produtividade, segurança e satisfação.

Fontes:
12 Características da Empresa dos Sonhos
30 curiosidades sobre como usamos o tempo
Satisfação no trabalho – uma breve revisão